E ai Galera!

Ultimamente estou indo atrás das diferenças de Pós Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu, O que é um MBA. O que um recém Graduado deve fazer?

Essas explicações foram dadas pelo pelo meu Professor da FIAP.  Mestre e Doutor César da Costa.

Pós Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu.

Lato Sensu – É um curso de Especialização em determinada área. Pode ser: Especialização em B.I, Engenharia de Software, SOA. Ou qualquer outro Curso.

Stricto SensuÉ o famoso Mestrado. É voltado para quem deseja entrar no ramo acadêmico e no futuro deseja dar aulas em faculdades. Porque? Porque você ganha o titulo de Mestre. A diferença entre ambos é que o Mestrado você não só estuda algumas matérias, mas também tem que criar um trabalho de Monografia, que possui uma porcentagem de inovação, seja ela incrementando em uma tecnologia existente ou criando algo novo para o mercado de sua área.

Exemplos: Melhorar os processos descritos no RUP “Rational Unified Process” no ramo de Engenharia Elétrica. É algo que pode ser novo ou não. Porém você precisa criar algo inovador no seu trabalho. E no final do curso você apresentará esse trabalho para uma banca. Nisso você poderá passar ou não. Ou seja, existe uma possibilidade de recusarem seu titulo de Mestre. Para isso você possui um professor Orientador que será um doutor na área que você irá apresentar.

Para lhe conduzir no tempo que você cursa seu Mestrado!

O que é MBA?

MBA significa Master in Business Administration. Em teoria ela deveria ser usada em áreas de administração voltado para gestores e gerentes para discutir seu conhecimento na área.
Porém as faculdades adotaram o Nome e começaram a criar MBA de tudo. A própria FIAP fez isso. Olha um dos cursos oferecidos lá:

  • MBA em Administração de Banco de Dados Oracle®
  • MBA em Arquiteturas Corporativas de TI
  • MBA em Arquitetura de Soluções
  • MBA em Business Process Management – BPM com ênfase em SOA
  • MBA em Business Intelligence
  • MBA em Desenvolvimento de Aplicações Java – SOA
  • MBA em Desenvolvimento de Aplicativos .NET

Então não tem muita coisa a ver do objetivo principal da qual ele foi criado. Ou seja. Nessas faculdades o MBA nada mais é do que: Uma Pós-Graduação Lato Sensu, uma especialização que você pode fazer no ramo que deseja atuar.

O que é Doutorado?
É um nível acima do Mestrado. Eles são os responsáveis por gerenciar os trabalhos feitos pelos alunos do Mestrado. E também são pesquisadores e criadores dos conhecimentos na área.
Para se tornar Doutor você precisa criar uma tése que seja totalmente inovadora, seja ela um produto ou um conceito.
Precisa ter artigos publicados para adquirir esse titulo também.
Apresentar seu trabalho para a Universidade e receber seu titulo. Você também estará sujeito a aprovação.

O que eu posso fazer após me formar na Graduação?
Qualquer coisa! Isso mesmo. Você pode fazer: Lato Sensu, Stricto Sensu ou Doutorado.
Para Pós Graduação Latu Senso, normalmente são faculdades Pagas que fornecem esse curso, então você não está sujeito a ser aceito nas turmas.
Acima de Stricto Sensu você precisa fazer um processo seletivo bem burocrático, correr atrás de Orientadores, apresentar sua idéia e ser aceito nesse grupo seleto de pessoas!
Existem outras coisas depois do Doutorado: Pós-Doutorado e  PHD. Quando você tiver esse titulo, certamente não estará aqui lendo meu Blog de um mero Analista de Sistemas Pleno. Pois você estará ganhando fortunas por outros meios!

Mas o que fazer então? Isso depende muito do seu objetivo como Professional.
Me responda:
Você deseja crescer dentro da sua empresa, se tornando um Arquiteto de Software, Lider de T.I, Gerente?
Ou você se vê em uma grande Universidade dando aula para Graduação e Pós?

Make your choice =D

Conclusão:
Então concluímos que, tudo a partir de Pós-Graduação Lato Sensu. É para o Ramo acadêmico. Caso você não deseje seguir essa área, forme-se em um Curso Lato Sensu e corra atrás de Certificações, assuntos novos, que esteja envolvida na sua área.
Eu mesmo pretendo fazer uma especialização em Arquitetura de Software ou Engenharia de Software. Depois fazer meu Mestrado 😉