Quando se fala em imigração foca-se nas coisas boas, os benefícios, o quão o país é melhor que o Brasil, segurança, etc. Mas e o outro lado da moeda? Esse é um assunto que as pessoas tendem a evitar mas hoje falarei minha opinião sobre os lados negativos de imigrar.

Meu objetivo não é falar do lado positivo e sim falar do lado negativo, lados positivos você poderá encontrar infinitas postagens em outros blogs mostrando fotos da cidade, restaurantes, salientando como o Canadá é bom, etc.

Também deixar claro que talvez muitas coisas ditas aqui não sejam problemas para você, ou sejam fúteis ou sejam fácilmente contornadas. Porém é importante ressaltar que um conjunto de pequenos problemas pode se tornar um problema grande.

Imigração não é algo fácil

É uma mudança de vida drástica em todos os sentidos, seja eles culturais, familiares, empregos, lingua, etc.

Muito do conhecimento adquirido no Brasil será totalmente ou parcialmente desperdiçado, coisas como: Lugares que você conhece, restaurantes, conhecimento de legislação, seu network para futuros empregos, quais faculdade são melhores, seu banco, etc.

Você abandona sua familia, seus amigos, todos os laços que você construiu. Perderá casamentos, aniversários, formatura de seus irmãos, seus pais mudam de casa e você não estará lá para ajuda-los, novos sobrinhos nascem. Aos poucos você perderá esses laços, eles se tornaram distantes e muitas vezes se perderão.

Será necessário trabalhar e muito para reconquistar aquela casa ou apartamento que já conquistou no Brasil, sua carteira de habilitação será inválida sendo necessário tirar outra, no Canadá exige-se muito histórico de crédito para conseguir adquirir algumas coisas, aquela sensação de estar sem rumo ou não estar progredindo nos seus objetivos será constante.

Muitas vezes você não conseguirá arrumar um emprego na sua área e ficará frustrado trabalhando em sub-empregos em áreas como limpeza, construção, etc. Você ficará frustrado em pensar que tanto esforço para se graduar naquela faculdade conceituada, que sua experiência profissional muitas vezes não servirá de nada no Canadá, alguns inclusive investiram em Pós-Graduação para melhorar seu posicionamento no mercado de trabalho.

É a realidade de muitas pessoas simplesmente desistirem de seus ramos de atuação, iniciarem uma nova faculdade as vezes em outra área só para conseguir se realocar no mercado em um trabalho melhor. E brasileiros não são os únicos a tomarem esses caminhos, russos, japoneses, chineses, filipinos, entre muitos outros vivem essa realidade. Inclusive possuo vários amigos que se encaixam nesse perfil.

Reiniciar não é fácil

Mesmo após ter listado todos esses “desafios”, cada individuo enfrentará particularidades específicas. Algumas pessoas terão essa transição de vida mais suaves do que as outras. É muito importante ser imparcial nesse momento ao análiser opiniões terceiras. Pense cuidadosamente sua vida no Brasil e se de fato possuirá todas as regalias no Canadá também.

Circunstâncias favoráveis e que estimulam para Imigração

Existem algumas circunstâncias nais quais eu considero favoráveis para imigração. É importante ressaltar que isso é minha opinião e como foi dito anteriormente: Seja imparcial ao acatar opiniões terceiras. Os lista aqui apresentada são apenas “circunstâncias favoráveis”, obviamente nenhuma delas é impeditiva para imigrar, mas poderá dificultar o processo de sua imigração.

  • Verifique a situação de sua profissão na cidade destino no Canadá e qual a probabilidade de conseguir um trabalho na sua área, condições favoráveis melhorará sua satisfação na imigração.
  • Caso não seja muito conectado à família ou amigos.
  • Você não é formado e está iniciando seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Não possuir muitos bens materiais no Brasil.
  • Não gostar de churrasco ou futebol – Caso contrário seu ciclo sócial no Canadá serão basicamente Brasileiros.
  • Não possuir família formada, como marido, esposa e filhos.
  • Ter sofrido algum incidente em decorrência do mal suporte que o Brasil nos dá: Assaltos, injustiça, etc.
  • Amar o frio. Mas quando digo frio, é frio de verdade. 5 graus positivos em Toronto é considerado uma temperatura “boa”.

Minha situação com o Canadá

Devo dizer que possuo uma padrão de vida satisfatório aqui no Brasil. Uma carreira boa, carro, casa, uma grande familia que admiro muito e amigos. Não tenho o que reclamar do Brasil com exceção da violência. Sei que estamos passando por uma crise hídrica, nosso governo é corrupto dentre outros milhares de problemas mas todos os lugares possuem seus problemas certo? Vale à pena pesar o que é mais importante para você.

Se tudo der certo, irei para o Canadá pela oportunidade que tive com um visto de trabalho. Isso mudará minha vida e acredito que a experiência valherá muito à pena. Se um dia irei imigrar? Não sei, mas espero que após um tempo morando lá eu saiba responder.

 

Conclusão

Reflita bem antes de tomar uma decisão como essa. E caso deseja imigrar, desejo toda sorte do mundo para você e que dê tudo certo! E me chame para “tomar uma” após sua chegada 😉

Abraços!