Introdução

O objetivo desse post é convencer você a abrir  uma RRSP e/ou TFSA. Parto do princípio que seja um residente permanente (PR – Permanent Resident) ou Canadense, possuindo um SIN Number válido e que esteja declarando normalmente seus impostos.

Tipos de investimentos

Poupar dinheiro é um dilema enfrentado por todos. Com tantas opções oferecidas pelo mercado tais como:

  • Savings Account (Conta poupança)
  • Stocks (Ações)
  • ETF (Exchange Traded Fund – Uma espécie de ação)
  • Index Funds (Fundos de índice)
  • Mutual Funds (Fundos de Investimento)
  • Real State (Mercado imobiliário)
  • Bonds (Uma espécie de Títulos públicos)

Ficamos perdidos, sem saber por onde começar. Obviamente, todos querem o investimento com o menor aporte (subsídio, contribuição) e com o melhor rendimento possível. Cada tipo de investimento possuí sua volatilidade, risco e possível rendimento esperado.

Porém, antes de começar os seus investimentos é necessário uma abrir uma conta, seja em um Broker, banco ou outra instituição financeira.

Basicamente existem dois tipos de contas para seus investimentos:

  • Não registradas (Non-registered): São contas comuns abertas em qualquer broker, não existe limitação de aportes, você pode investir em qualquer tipo de ativo.
    Não existe nenhum incentivo por parte do governo nessas contas, pelo contrário. Você paga impostos em cima dos seus ganhos, pois o governo também quer a parte dele.
  • Registradas (Registered): Contas registradas pelo Governo Canadense e “monitoradas” pelo Canada Revenue Agency como se fosse a Secretaria da Fazenda no Brasil.
    Essas contas possuem incentivo financeiro pelo governo, eu diria que todos os Canadenses precisam ter uma dessas contas pois são bem vantajosas.

Existem dois tipos de contas Registradas, são elas RRSP e TFSA. Vamos falar um pouco sobre elas.

O que é RRSP

RRSP – Registered Retirement Savings Plan (Algo como Plano de Poupança Registrada para Aposentadoria), é uma conta bancária com a finalidade incrementar sua renda de aposentadoria (Claro que, caso você precise do dinheiro antes da sua aposentadoria, você pode resgata-lo, porém você pagará uma penalidade por isso).

Essa conta bancária é muito similar a uma Previdência Privada no Brasil. Porém uma RRSP possui muito mais vantagens do que uma previdência privada simples. As duas vantagens principais são: insenção de impostos sobre ganhos e dedução de impostos.

Insenção de impostos sobre os ganhos é que seus ganhos estão insentos a impostos quando seu dinheiro na RRSP está aplicado em investimentos na sua RRSP (Index Funds, Stocks, ETFs, etc).

E o que significa esse incentivo de dedução de impostos? Bem, significa que todo o dinheiro que você contribuir para o RRSP será subtraido do seu salário e o resultado será o salário que o governo deveria taxar, em outras palavras, você pagou mais imposto que deveria sendo assim o governo te devolverá mais dinheiro na sua declaração de imposto.

Essa explicação pode ser um pouco confusa, então vamos um exemplo:

João ganha de salário bruto CAD$ 40.000 por ano.

João pagou 20% de impostos em folha de pagamento em cima de seu salário bruto e seu salário líquido foi CAD$ 32.000, sendo o valor total de impostos de CAD$ 8.000.

João conseguiu aportar (contribuir) CAD$ 5.000 no ano de 2016 para sua RRSP.

O governo entendeu que você contribuiu mais impostos que deveria. O salário base para a declaração de impostos de João deveria ser:
CAD$ 40.000 – CAD$ 5.000 = CAD$ 35.000

Como João pagou 20% de impostos, o total de impostos que o João deveria pagar é:
CAD$ 35.000 * 20%  = CAD$ 7.000

Como o João Pagou CAD$ 8.000 de Imposto, porém deveria pagar CAD$ 7.000 – O governo devolverá CAD$ 1.000 de dedução de impostos adicional para o João.

Se João já fosse receber (por exemplo) CAD$ 800 de seus impostos. Agora ele receberá mais CAD$ 1.000 – Então João receberá no total na declaração de impostos do ano de 2016, feitas e recebidas em 2017 o valor de CAD$ 1.800.

Percebeu a vantagem? Se João for esperto, sabe o que ele fará com esses CAD$ 1.800 ? Colocará novamente em sua RRSP!

Mas calma ai, quer dizer então que o governo simplesmente dá esse dinheiro para você?
Não! Essa dedução de impostos é apenas um adiamento do pagamento de impostos, que aqui é chamado de Deferred Taxes, ou seja Impostos deferidos ou Impostos adiatos.

Eventualmente você irá sacar esse dinheiro. E no ano que você sacar, o total sacado será somado ao seu salário daquele ano, ou seja, o salário base do ano de saque da RRSP será superior e você pagará impostos em cima desse dinheiro. Exemplo:

João se aposentou decide sacar CAD$ 40.000 no ano de 2045.
João precisará pagar 20% de imposto em cima dessa valor, totalizando CAD$ 8.000
No ano de 2046 João precisará pagar para o governo uma quantia de CAD$ 8.000 em relação a sua RRSP.

Características da RRSP

  • Governo Canadense impõe um limite de aportes anuais, que é 18% do seu salário bruto sendo no máximo possível de contribuição anual de CAD$ 26,010 (para o ano de 2017, cada ano é aumentando essa quantia), esse teto só será atingido para uma pessoa que ganha mais de CAD $144.500 anuais, se for o seu caso meus sinceros parabéns, bora tomar uma para comemorar ! 🙂
  • Contribuição com cônjuge;
  • Benefícios de empresas que ajudam eu seus aportes para RRSP;
  • Idade máxima para contribuição, etc.
  • Você pode usar o dinheiro de uma RRSP para comprar uma casa através do programa HBP – Home Buyers’ Plan. Até então esse programa permite você sacar apenas CAD$ 25.000 de sua RRSP para comprar um imóvel. Muito vantajoso pois você consegue economizar o valor de entrada (down payment) mais rápido utilizando o benefício de dedução de impostos.

Mantenha-se informado e comece seus aportes já!

O que é TFSA

TFSA – Tax-Free Savings Account (TFSA) é uma conta bancária que também possui beneficios de impostos. O único beneficio dessa conta é que ela é insenta de impostos sobre os seus ganhos. Ou seja, TFSA não possuí dedução de impostos como a RRSP.

TFSA nada mais é que uma conta poupança simples onde você pode pegar o dinheiro nela e aplicar em investimentos. Todos seus ganhos são livres de impostos.

Ou seja, se você abrir uma TFSA e não fizer nenhum investimento, a TFSA se torna inútil, sendo melhor ter apenas uma Conta Poupança normal em seu banco.

A TFSA é um tipo de conta relativamente novo, criado em Janeiro de 2009. O seu objetivo era ajudar pessoas com uma menor renda, pois nesses casos a RRSP não é muito vantajosa. Porque isso?
Quanto menor o salário, menor será o imposto pago e menor será o beneficio de dedução de imposto. Porém o saque na RRSP tem uma penalidade, pois você pagará imposto sobre o saque, como já foi explicado. Porém TFSA não tem essa restrição. Seus saques são livres e você pode sacar quando quiser.

Características da TFSA

  • Você pode contribuir apenas CAD $5,500 anuais. Porém se você não contribuiu nos anos anteriores o espaço de contribuição (contribution room
  • A partir de 1º de janeiro de 2017, o valor total da contribuição acumulada a TFSA é de CAD$ 52.000 para aqueles que tenham 18 anos ou mais e residentes no Canadá para todos os anos elegíveis.

Diferenças entre RRSP e TFSA

A finalidade dessas duas contas é a mesma: Economizar e investir o seu dinheiro com insenção de impostos.

Para salários um pouco mais baixos a vantagem da RRSP não é muito boa sendo a TFSA melhor, pois a dedução de impostos é muito baixa, sendo preferivel você ter a liberdade de sacar o seu dinheiro quando bem quiser.

Conclusão

Abra uma RRSP e/ou TFSA, de acordo com suas necessidades.

O que eu recomendo é:

Abra uma RRSP e tente fazer contribuições regulares. Uma vez que atingir os 18% de aporte máximo, você começa a contribuir em sua TFSA.

Também use a TFSA para seu colchão de segurança (Dinheiro de reserva caso perda o emprego e precise ficar alguns meses sem renda). Eu particularmente recomendo pelo menos 3 meses de colchão de segurança, sendo que esse dinheiro pode ficar em uma TFSA.

É isso ai, espero que o post tenha sido útil. Vou tentar falar em um próximo post sobre os investimentos em sua RRSP, especificamente sobre Index Funds e sobre TD E-series.

Deixe suas dúvidas nos comentários e muito obrigado!