Possuir um ambiente de trabalho acolhedor com um time motivado e boa comunicação é uma preocupação comum e recebo muitas perguntas de como é o ambiente de trabalho em Toronto – Canada. Então resolvi fazer um post para falar sobre o assunto.

Ambiente de trabalho no Brasil

Primeiramente gostaria de falar um pouco do ambiente de trabalho no Brasil, assim entenderemos melhor a diferença.

No Brasil (Ao menos nas empresas que trabalhei) no meu primeiro dia de trabalho sempre fui convidado para almoçar com o time, é como se fosse um rito de passagem para o novo membro da empresa, a primeira interação social com a equipe.

Nesses almoços falamos daqueles típicos assuntos: onde você trabalhou; onde se formou; que time que você torce; pessoal também fala de maneira mais informal do trabalho; hobbies, etc. Acredito que isso seja algo comum em nossa cultura, também considerado educado. Caso isso não aconteça, é comum ao menos os funcionários indicarem restaurantes bons da região.

E no decorrer do tempo, o novo funcionário já começa a se sentir em casa, já faz parte de grupo do WhatsApp, já está marcando churrasco, dia pra jogar bola, falando de happy hour, em algumas empresas onde o pessoal é mais descontraído, eles já lhe atribuem um apelido logo no primeiro dia! Claro que isso é situacional e varia muito de pessoa para pessoa.

Tudo isso mostra o quão amigáveis os brasileiros são e o quão isso é normal para nós, faz parte de nossas culturas. Às vezes esse processo ocorre tão naturalmente, que nós nem nos tocamos sobre isso.

Infelizmente irei desapontá-los ao lhe informar que aqui no Canadá nada disso é normal!.

 

Ambiente de trabalho no Canada

Lembro claramente como foi meu primeiro dia de trabalho aqui em Toronto. Iniciei meu dia de trabalho às 10:00. Fui apresentado à todos, pessoal amigável e educado. Fiquei fascinado com tudo, pois era uma experiência diferente na minha carreira.

Chegando no horário de almoço, como de costume, esperei ir almoçar com o time porém isso não aconteceu. Percebi que alguns se levantaram e se dirigiram à cozinha, outros saíram para comer fora, mas não fui convidado por ninguém. Fiquei um pouco desapontado, pois para mim esse almoço não seria um mero evento social, mas sim um simbolo de educação (Estou exagerando?). Talvez isso seja comum em outras empresas no Brasil, não sei.

Bem, hoje, quase 2 anos trabalhando nessa empresa, posso dizer uma coisa: Aqui as pessoas são amigáveis, são profissionais e extremamente educadas. Mas isso não significa que eles querem ser seu amigo próximo ou algo do tipo.

Claro que eu não posso generalizar, pois tem pessoas aqui na empresa que são amigos fora do trabalho e também leve em consideração que tenho experiencia em apenas 1 empresa canadense. Mas posso dizer que o comportamento de empresas canadenses tende a ser estritamente profissional.

Tirando essa característica social, eu diria que o resto do ambiente de trabalho canadense é muito bom. Todos se respeitam, opiniões de todos são levadas a sério, tudo é muito bem documentado, o ambiente é relativamente descontraído.

Na empresa onde trabalho existe espaço para assistir televisão e é normal ver pessoas com seus Laptops assistindo algum jogo (Hockey, Baseball, Soccer, etc). Tive a oportunidade de visitar outras empresas aqui em Toronto pois faço parte de uma comunidade de Desenvolvedores de Software chamada DevTo e normalmente os eventos são realizados em empresas apoiadoras do projeto. Pude ver nessas empresas sala de jogos com direito a Xbox, PlayStation e tênis de mesa, tudo muito legal.

Outra coisa importante a se falar é: Ninguém aqui fica monitorando seus passos, se você chega atrasado (E ouvir – Chegou para o almoço?) Ou se sair mais cedo (E ouvir – Nossa, está desmotivado hein!). Aqui o foco é qualidade no seu trabalho e é aceitável você se ausentar caso precise resolver coisas pessoais em horário de expediente ou se precisa trabalhar de casa porque não se sente bem, sem precisar de correr atrás de atestado para provar que está doente (Isso se você trabalhar remoto, caso contrário será necessário usar Sickdays). Acho que em muitas empresas no Brasil isso não funcionaria porque o pessoal abusaria  muito do sistema.

E para os que gostam de POG: Não existe espaço para gambiarras aqui. É importante ressaltar isso, porque para quem trabalha na areá de T.I no Brasil, muitas vezes “fazer funcionar” é a prioridade. Já aqui a prioridade é qualidade, não importa se demorará o triplo do que o esperado, a tarefa deverá ser concluído sem o uso de gambiarras (workaround para os mais cultos).

 

Conclusão

No quesito profissional, ambos países são iguais. Ambos países possuem ótimas empresas com ambientes de trabalho incríveis. Já no quesito social, eu diria que o Canadá deixa a desejar.

Obrigado!