Olá,

Hoje gostaria de falar sobre as decisões que eu, como um desenvolvedor de software devo tomar no decorrer da minha carreira. É evidente que as tecnologia vêm progredindo exponencialmente e isso graças ao avanço vindo de centro de pesquisas, empresas e cada ser humano trabalhando para um futuro melhor. Mas o que significa avanço tecnológico exatamente? Compartilharei meu ponto de vista nesse texto.

Todos os profissionais do mercado de trabalho contribuem de alguma forma para esse avanço, seja ele qual área for. Pois cada profissional nesse mundo é importante para um determinado segmento da sobrevivência humana.

Hoje, como Desenvolvedor de software, venho trabalhando em sistemas para resolver problemas de negócios dados pelo mercado. Utilizando ferramentas desenvolvidas por terceiros. Normalmente esses softwares são direcionados a um público especifico do mercado, seja ele financeiro, agropecuário, comércio, etc. Tendo isso como linha de raciocínio, essas soluções não contribuem de forma global para o avanço tecnológico. Elas são necessárias para o mercado, não necessariamente para um avanço global.

 

Mas qual é o ponto em que você quer chegar Marcos?

Meu ponto é que os profissionais que inovam em algum tipo de criação são os verdadeiros profissionais que proporcionam um avanço tecnológico. A invenção da eletricidade, carro, avião, celular, medicina, neurociência, genética, astrofisica, etc. Isso sim proporciona um avanço. Existe uma ilustração perfeita para isso criada por Matthew Might (versão completa que pode ser encontrada no seguinte link: http://matt.might.net/articles/phd-school-in-pictures/ )

PhDKnowledge.007

Ilustração do conhecimento humano

Essa circunferência representa o todo o conhecimento humano. Quando se completa a escola fundamental é se adquirido parte dele, ilustrada pela parte azul. Após fazer uma graduação por exemplo, adquire-se a parte verde. Quando é feita uma especialização, através de Mestrado, leitura de artigos e Doutorado é se adquirido conhecimentos especificos que são representados pela parte vermelha.

 

PhDKnowledge.010

Avanço do conhecimento humano através do Doutorado

 

Uma tese de Doutorado gera um novo conhecimento que é representado por esse pequeno calombinho na figura. Essa foi a contribuição de uma pessoa para o avanço tecnológico humano.

 

E qual a relação disso com o titulo do texto “Decisões de um desenvolvedor de software para o futuro” ?

Hoje sou Desenvolvedor de software voltado para o ramo de negócios. Já trabalhei nas seguintes áreas: financeiras, mercado de capitais, E-commerce, telecomunicações, vendas e indústrias, etc. Hoje tenho uma carreira estável e promissora para este seguimento com possibilidade de crescimento para cargos de lideranças, diretorias ou até mesmo montando o próprio negócio.

Mas ainda não estou satisfeito com isso. Os que me conhecem sabem que tenho tendências para trabalhar na área acadêmica porém o mundo de hoje não valoriza essa área. Mesmo após ser claro que o conhecimento é gerado por essas áreas. Mesmo empresas que geram criam novas tecnologias, existem Mestres e Doutores por trás disso.

Infelizmente é uma área mal paga e mal valorizada. A maioria desses profissionais são professores, os que trabalham com pesquisa cientifica são mal pagos. São poucos sortudos que possuem uma empresa incentivando ou patrocinando esses belos trabalhos.

Se o objetivo é dinheiro acredito que a probabilidade de sucesso é muito maior para o ramo de negócios, no meu caso significa continuar na área de tecnologia, estudar gerenciamento de projetos, pessoas, lideranças e manter-se atualizado com as tendências de mercados no que condiz a tecnologia por si só, seja isso novas frameworks, nova linguagem de programação, novo tipo de banco de dados, etc.

 

Ramo Acadêmico ou ramo Negócios?

Me sinto como se estivesse na pele do Neo:

redblue_pill

 

Devo eu escolher a pílula azul e continuar vivendo no mundo de negócios, onde o mercado ditará minha carreira. Ou a pílula vermelha, estudar na área acadêmica e criar algo inovador para a raça humana? Nem que seja uma fração pequena “no meu caso eu gostaria de estudar Inteligência Artificial de forma geral e me especializar em algum ramo dela”.

Não é uma decisão fácil de se tomar. O profissional chega a um nível que sua carreira lhe gera conforto e segurança. Hoje trabalho como Engenheiro de Software em uma empresa em Toronto-Canadá. Muitos brasileiros almeijam tal conquista. Mas posso lhe dizer que isso infelizmente não me faz feliz mais. Continuo nessa área somente pelo dinheiro. Se dinheiro não fosse um problema, eu dedicaria minha vida a minha familia e aos estudos acadêmicos.

 

Conclusão

Deixo aqui minhas palavras de frustração em relação ao desprezo que a área acadêmica sofre. Espero que um dia isso mude e nós como humanos criemos um interesse em comum: Progredir !

Hoje ainda estou trabalhando na área de negócios. Ou seja por hora eu escolhi a pílula azul. Mas um dia com certeza eu conseguirei sair da Matrix!