O objetivo desse post é falar especificamente da abordagem de um profissional de T.I para imigrar para o Canadá através do Express Entry.

O que é o Express Entry?

De acordo com o site oficial de Imigração Canadense (http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/):

Express Entry is used to manage applications for permanent residence under these federal economic immigration programs: the Federal Skilled Worker Program, the Federal Skilled Trades Program, and. the Canadian Experience Class.

Com minhas palavras: O Express Entry é uma forma inovadora que o Consulado Canadense criou, onde você preenche seu perfil on-line e apartir disso o próprio sistema dirá em qual dos programas o seu perfil é elegível para imigração. Tudo é feito 100% online!

O ranking do Express Entry Profile vai até 1200 pontos. Sendo que os convites para aplicação para Residente Permanente começam em média à partir dos 480 pontos.

Segue um exemplo totalmente aleatório:

Express Entry Profile Details
Criteria Details
Federal Skilled Worker Met
Provincial Nominee Program Not Met
Canadian Experience Class Met
Federal Skilled Trades Not Met
Overall Score 1043
CRS – Human Capital – Age 100
CRS – Human Capital – Level of Education 120
CRS – Human Capital – First Official Language Proficiency 107
CRS – Human Capital – Second Official Language Proficiency 0
CRS – Human Capital – Canadian Work Experience 40
CRS – Spouse – Level of Education 0
CRS – Spouse – First Official Language Proficiency 0
CRS – Spouse – Canadian Work Experience 0
CRS – Skill Transferability – Education 26
CRS – Skill Transferability – Foreign Work Experience 50
CRS – Skill Transferability – Certificate of Qualification 0
CRS – Arranged Employment 600
CRS – Provincial/Territorial Nomination 0
Express Entry Profile Effective Date 12-October-2015
Express Entry Client Expiry Date 12-October-2016

Vejam que o quesito “CRS – Arranged Employment” resultou em 600 pontos, isso porque o candidato possui uma oferta de emprego.

Façam as contas, se em média os convites estão sendo feitos à partir de 480 pontos, quem possuir uma oferta de emprego se classificará com uma pontuação altissíma. Eu diria mais:

A oferta de emprego é a sua passagem para a imigração Canadense.

Marcos Soares

Imigração para o Canadá na área de T.I

Ao criar o seu perfil no Express Entry, você poderá deixar o seu currículo no Job Bank onde empresas que não conseguiram contratar um Canadense terão permissão de contratar estrangeiros.

O segredo aqui não é depender apenas da iniciativa das empresas que procuram candidatos no Job Bank e sim aumentar suas chances de conseguir um emprego através de outros meios:

  • Procure na Internet oportunidades de trabalho no Canadá onde empresas dão “Sponsorship” de visto de trabalho. Algumas empresas já possuem um processo interno pré-definido para contratação de estrangeiros.
  • Mude a localização do LinkedIn para o Canadá, assim recrutadores poderão achar o seu currículo e potencialmente ajudar no processo do LMIA.
  • Faça algum curso de T.I no Canadá (College, University, MBA, etc.) pois além de possuir uma graduação Canadense, você estará fisicamente no Canadá, aumentando bruscamente suas chances de conseguir um emprego.
  • Seja paciente, esse processo todo pode demorar!

Percebi que aqui no Canada, os recrutadores usam MUITO o LinkedIn para procurar candidatos (Ao menos para a área de T.I). Então mantenha o seu perfil atualizado com todas as palavras chaves necessárias “for your Professional Profile“. 😉

Escreve de forma coerente e não hesite em colocar detalhes, cada experiencia profissional deve possuir em detalhes todos os processos que você estava envolvido e também suas conquistas na empresa.

Double check your grammatical mistakes: Como um estrangeiro, não queremos passar a impressão que nosso inglês não é bom o suficiente. O primeiro contato com o seu currículo poderá ser decisivo para eles entrarem em contato com você.

Caso você já tenha um visto de trabalho LMIA emitido, não há muito o que falar certo? Crie seu perfil e espere pelo convite para imigração 🙂

Leia também meus posts sobre:

Desejo muito boa sorte para vocês!

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Abraços!