Gostaria de compartilhar com vocês a experiência que tive ao trocar de emprego pela primeira vez aqui no Canada.
Estava atuando como Senior Software Engineer em uma empresa chamada Q4 Inc. localizada em Toronto Downtown (Spadina and King especificamente) desde Março de 2014, sai da empresa no final do mês de Abril de 2017.
Foram 3 anos e 2 meses trabalhando nessa empresa, cresci muito tecnicamente, adquiri a famosa “Canadian Experience”.

Estou mudando para uma empresa de grande porte, chamada Dealertrack, atuando como Lead Software Engineer.
Estou muito satisfeito com tudo, ainda não comecei a trabalhar, mas devo dizer que estou muito empolgado com a mudança.
Mas vamos ao que interessa, shall we?

Fiz um post onde mostro quantos contatos recebo de recrutadores para novas oportunidades e isso nunca mudou. Ainda recebo com frequencia, ao menos 2 vezes por semana (Ao escrever esse post, eu recebi um e-mail !) Em empresas tais como: Amazon, Scotiabank, RBC, etc.

Processo de Entrevista 2017 – Lead Software Engineer

Primeiro contato (Domingo a tarde – LinkedIn)
Tudo iniciou de forma bem peculiar. Estava eu estudando programação com um amigo e recebo um e-mail via LinkedIn para essa posição em pleno DOMINGO. Não estava procurando vagas, mas a descrição me pareceu muito boa, então resolvi aceitar e pedi mais detalhes.
O recrutador me perguntou se poderíamos falar e eu disse que sim, tudo isso no Domingo. Acho que pelo fato de ser um recrutador procurando candidatos, acho que isso deve ser bem comum porque normalmente os candidatos estão trabalhando na semana, então o melhor momento seria falar com eles em um horário fora do horário de trabalho, certo?

Primeira Entrevista (Domingo a tarde – Telefone)
Foi uma entrevista por telefone de 20 minutos. Toda a descricao bateu incrivelmente bem com meu perfil, tecnologias, etc.

Segunda entrevista (Domingo a tarde – Facetime)
Após terminarmos de ter falado por telefone, passou-se 1 hora mais ou menos, ele me manda um e-mail perguntando se podemos fazer um Facetime de alguns minutos que seja, achei um pouco estranho mais aceitei.
Coloquei uma camisa polo, penteei meu cabelo e fiz a a outra entrevista.
Acho que fazia parte do checklist do fluxo de entrevistas fazer uma entrevista via Facetime ou Skype.
Durou apenas 3 minutos, viu que eu era uma pessoa real, entao me explicou os proximos passos.

Feedback do Recrutador (Segunda-feira de manhã – Telefone)
Recebi um e-mail de manhã, seguido por um telefonema do recrutador, falando que eles gostaram do meu perfil, que queria fazer uma entrevista por telefone. Marcamos a entrevista para terca-feira de manhã com o Gerente de Desenvolvimento, que no caso, seria meu chefe.

Terceira Entrevista (Terça-feira de manhã – Telefone)
A entrevista durou 45 minutos, todas as respostas foram muito satisfatórias, o Gerente é um profissional excelente, já esta na empresa faz 14 anos, vi isso como um ótimo sinal no quesito rotatividade.Falamos de tudo, end-to-end Software Development Life-Cycle.

Quarta Entrevista (Quarta-feira de manhã – Telefone)
Dessa vez a entrevista foi com o Arquiteto da área. Profissional extremamente apaixonado pelo que faz, a conversa fluiu muito bem, fiquei muito impressionado com o conhecimento dele e também do gerente da área.
A entrevista durou precisamente 1h06min por telefone.
By the way, assim como o gerente, ele também trabalha a muito tempo na empresa – 11 anos.
Após a entrevista, recebi uma ligação do recrutador falando que eles gostaram muito do meu perfil e queriam me conhecer. A conversa já começou assim:
– Marcos, eu tenho uma boa e uma ma notícia. A boa é que eles gostaram de você e a má notícia é que querem te conhecer amanhã!
Eu não vi isso como uma ma notícia, o planejamento foi mais difícil, mas estava disposto a ir obviamente, ate porque na sexta-feira era feriado, então se não fosse quinta, seria apenas na semana seguinte.

Conhecendo o Recrutador pessoalmente (Quarta-feira a tarde)
O recrutador requisitou uma entrevista pessoalmente com ele, durou apenas 10 minutos.
Again, fazia parte do checklist que o recrutador precisava fazer.

Quinta Entrevista (Quinta-feira de manha – Entrevista pessoalmente)
Por instruções do recrutador, fui de terno e gravata para entrevista. Já iria de terno, mas não de gravata, confesso que me senti como se estivesse fazendo entrevista para uma Business Position em um banco mas logo percebi que não existia dress code.
Essa entrevista foi com o Arquiteto, muito educado e entusiasta no trabalho.
Fui informado no início da entrevista que não haveria perguntas técnicas, eles só queriam me mostrar o escritório e me conhecer pessoalmente, dando a entender que eu já tia passado na entrevista, era só uma questão de conhecer pessoalmente mesmo.

Último estágio – Oferta de trabalho
Após essa entrevista, recebi a Job Offer na terça-feira seguinte.
Aceitei a oferta e começarei a trabalhar em Maio de 2017.

Conclusão

Foram várias ligações, e-mails, mensagens de texto e muitas entrevistas.
Eu acho que o processo de seleção do Canada é igual do que no Brasil, muitos contatos, tem empresas que fazem testes escritos, testes práticos como escrevendo uma solução em uma linguagem de programação, etc.

Eles mencionaram minha Canadian Experience, falando que estavam satisfeitos com o tempo que trabalhei aqui no Canada, ou seja, Canadian Experience é importante sim. Mas coisas como Cover Letter nao foi exigido.

Presumidamente o candidato sabe falar inglês, então sinta-se confortável com o seu inglês antes de proceder a uma entrevista.

E o mais importante de todos, você precisa ser elegível a trabalhar no Canada, seja através de um Work-Permit, Permanent Resident ou Canadian Citizenship
Espero que esse post tenha dado um pouco de experiência do que esperar de um processo seletivo aqui,
Muito boa sorte a todos! (E para mim também no novo trabalho :D)